Os proprietários do CECRE tiveram o primeiro contato com as belas praias de Acuípe em 1975 durante a lua-de-mel e após 5 (cinco) anos adquiriram a propriedade, com intuito de passar os fins de semana. A localização aprazível e a beleza natural do lugar inspiraram a idéia da construção do CECRE para compartilhar com os amigos da paz e tranquilidade em momentos de lazer e diversão.

Distâncias entre Acuípe e as principais capitais do país:
Belo Horizonte (MG)
1.586 Km
 
Brasília (DF)
1.380 Km
 
Curitiba (PR)
2.176 Km
 
Florianópolis (SC)
2.507 Km
 
Goiânia (GO)
1.585 Km
 
Porto Alegre (RS)
2.891 Km
 
Recife (PE)
1.357 Km
 
Rio de Janeiro (RJ)
1.476 Km
 
Salvador (BA)
491 Km
 
São Paulo (SP)
1.768 Km
 
Vitória (ES)
789 Km
 
     
Alguns dos muitos Pontos Turísticos
 

Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus - Igreja mais antiga de Ilhéus, Foi inaugurada no ano de 1.556 e reconstruída no período de 1931-1967 em pedras de cantarias. Seu estilo neoclássico impressiona pela grandiosidade do templo. Atualmente abriga a sede do Museu de Arte Sacra de Ilhéus.

Cristo Redentor de Ilhéus - Estátua de 7,5 metros de altura situada na entrada da barra, na Avenida Dois de Julho, é um local bastante visitado pelos turistas e ilheenses. A vista noturna é um espetáculo inspirador.

Reservatório Biológico de Una - Acuípe está situada a 13 Km da reserva biológica de Una. Criada em 1980, é um dos últimos recantos de preservação do mico-leão-de-cara-dourada e outras espécies características da fauna local (Mata Atlântica).

Igreja da Piedade - Importante prédio neogótico que abriga o Instituto e o convento de Nossa Senhora da Piedade. A beleza do lugar é realçada por potente iluminação noturna recentemente inaugurada pela comunidade regional.

Olivença - Há 15 Km de Acuípe encontra-se a Estância Hidromineral de Olivença com o Balneário de Tororomba, onde você encontra o famoso véu da noiva (cascata de água natural), além de piscinas com águas medicinais.

Chocolate Caseiro de Ilhéus - Com fábrica situada na Rod. Ilhéus/Uruçuca, tem o chocolate caseiro nacionalmente conhecido por sua excepicional culinária e os diversificados tipos e sabores encontrados somente por lá.

Itacaré - está localizada na Costa do Cacau, no Estado da Bahia, ao sul de Salvador, 70 km ao norte de Ilhéus. É em Itacaré que deságua o Rio de Contas que vem da Chapada Diamantina.